Ginecologia Geral
Ginecologista em São Paulo
Ginecologia geral
O ginecologista é o médico responsável pelo cuidado da saúde do sistema reprodutor feminino desde a primeira menstruação até o período pós menopausa. Assim, é considerado o médico geral da mulher: orientando-a em todas as transições de sua vida; prevenindo e rastreando possíveis doenças, e tratando eventuais intercorrências.
Quando buscar por um ginecologista
Ginecologia geral
É recomendado que as consultas com o ginecologista comecem logo após a primeira menstruação, no início da adolescência ou no início de utilidade sexual. A frequência que deve ser mantida é de pelo menos uma vez ao ano, visando sempre a prevenção e o rastreio de possíveis doenças.
Rotina Ginecológica
A rotina ginecológica deve ser feita por mulheres de todas as idades, a partir da primeira menstruação. Ainda na adolescência ele é importante para investigar problemas relativos ao período menstrual, além de encontrar soluções relacionadas aos efeitos colaterais da menstruação e ao uso de anticoncepcionais.
A rotina ginecológica ajuda a combater e diagnosticar precocemente diversas doenças, melhorando o prognóstico.
Doenças como o câncer de mama ou de colo de útero, por exemplo, tem um prognóstico muito melhor quando há rastreamento, identificação e tratamento precoce.
Realizando alguns exames. O tipo e a quantidade de exames realizados no check-up ginecológico vai depender bastante da idade, do histórico e da condição física da mulher.
O médico deve analisar, por exemplo, a atividade sexual, o ciclo menstrual, entre outros fatores. De qualquer modo, listamos os principais a seguir: Papanicolau, ultrassonografia pélvica, rastreamento infeccioso, colpocitologia, mamografia, entre outros.
- Corrimentos vaginais (corrimentos causados por agentes patológicos como candidíase, vaginose e tricomoníase);
- Mioma (causa muito frequente de sangramentos aumentados);
- Endometriose (importante causa de dor pélvica e infertilidade);
- Doença inflamatória pélvica (infecção pélvica geralmente causada por bactérias sexualmente transmissiveis que pode acometer útero, tubas e ovários);
- HPV (vírus potencialmente causadora de câncer de colo e verrugas genitais);
- Síndrome do ovário policístico (pode ser uma das causas de irregularidade menstrual importante);
- TPM (síndrome pré menstrual que causa sintomas relacionados com ovulação e período menstrual);
- Menopausa (este apesar de não ser uma doença pode trazer muitos sintomas as mulheres, é um bom acompanhamento faz com que seja proporcionado uma melhor qualidade de vida).
Conheça o nosso corpo clínico
GINECOLOGISTAS
Dra. Luisa Capell CRM-SP: 198923
“Através da escuta, identifico as principais dúvidas e queixas das minhas pacientes para fazer um atendimento especial e único para cada mulher”
Dra. Gabriela Borges CRM-SP: 198862
“Procuro sempre ouvir, observar e me atentar para as queixas, por menores que sejam, para que possamos buscar um atendimento excelente e verdadeiro”